GT Ensino Médio

O Ensino Médio é a modalidade de ensino

O Ensino Médio é a modalidade de ensino que apresenta hoje os piores resultados e os aspectos mais desafiadores do sistema educacional brasileiro. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos últimos anos mostra que o ensino médio é o que está em pior situação quando comparado às séries iniciais e finais da educação fundamental.

Este modelo adotado no Brasil é único em todo o mundo. São 13 disciplinas obrigatórias para todos, todos os anos, sem nenhuma possibilidade de escolha pelo aluno, análise de especialistas que elaboraram os currículos na Austrália, Estados Unidos e Inglaterra apontam a defasagem que esta BNCC representa em relação ao resto do mundo.

A preocupação com os baixos resultados do Modelo Vigente fez com que o GT Ensino Médio construísse uma proposta de reformulação do Ensino Médio, onde o Novo Modelo a ser adotado por todos os sistemas de ensino levasse em consideração trajetórias flexíveis na formação do estudante envolvendo opções de aprofundamento e formação das áreas de conhecimento bem como educação técnica profissional.