08:46, 2 mai 2017
Tocantins

Mostra promovida pela Seduc encanta público em sua primeira noite de apresentações

Foto: Márcio Vieira

Fernanda Veloso/Governo do Tocantins

Os apreciadores das artes cênicas tiveram uma atração especial para comemorar o dia Internacional da Dança, 29 de abril. O Balé Popular do Tocantins, um projeto realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), realizou no Teatro do Sesc, em Palmas, a 2ª edição da Mostra Aqui se Dança, reunindo diversos grupos de dança nas mais diferentes vertentes rítmicas.

A professora do projeto, Márcia Regina, explicou que o dia da dança tem grande significado para todos aqueles envolvidos com essa arte. “Esse dia foi estipulado pela Unesco para lembrar a importância desse movimento artístico e também a necessidade de políticas públicas voltadas para fomenta-lo. Realizar a mostra nesse dia é contribuir para que todos reflitam sobre essa arte que coloca o corpo em movimento”, concluiu.

Se apresentaram bailarinos de várias idades, como Maria Vitória, de oito anos de idade, mas que já tem experiência de veterana nos palcos. A menina faz parte do Balé Popular do Tocantins há um ano e se apresentou pela segunda vez no Teatro do Sesc. “Estou muito feliz por estar me apresentando aqui novamente, é muito legal. Adoro dançar balé, espero me apresentar muitas vezes, aqui e em outros lugares”, terminou.

O bailarino Marcones Martins, um dos primeiros integrantes do projeto, já estava há 3 anos sem subir aos palcos, e explicou que para ele participar da mostra marcava um reencontro muito esperado. “Eu entrei na primeira companhia do balé popular em 2015, dei uma pausa na dança para poder pensar melhor nas perspectivas de futuro da minha vida, me voltando para os estudos. Terminei o ensino médio e resolvi voltar para a dança nesse ano. Minha apresentação aqui marca esse retorno, estou muito feliz por estar aqui”, concluiu.

As alunas do CEM Santa Rita de Cássia, Atemisa Rodrigues e Mariana de Brandão de Sá, ambas com 16 anos de idade assistiram ao espetáculo e se encantaram com as coreografias. “Eu nunca tinha assistido a nenhum espetáculo, nunca tive essa oportunidade, achei tudo um máximo. Ver tudo isso é maravilhoso, tenho muita vontade de seguir carreira na área da dança, espero que no próximo ano, nós possamos nos apresentar aqui também”, disse.

As apresentações acontecem ainda neste domingo, 30, as 19:30h, no Teatro Sesc e contando com mais de cem bailarinos que se apresentam exibindo desde os passos leves e movimentos suaves do ballet clássico às acrobacias do hip hop. Além do Balé Popular, a programação conta com a participação dos grupos: Injoy Kids, Studio Innovare Núcleo de Artes e Danças, ComClasse Escola de Ballet, Laboratório de Investigação do Movimento Autônomo e Sombras do Hip Hop. O bailarino Bruno Maique Coutinho, integrante da Cia de Dança Contratempo, do Rio de Janeiro, fará uma participação especial.


Tags Tocantins TO
Compartilhar

Outras Notícias