NOTÍCIAS

Santa Catarina 11:02, 23 jun 2017 Alimentação escolar estadual é tema de Congresso Internacional de Políticas Públicas, em Santa Catarina

Diretor de Articulação com os Municípios da SED, Osmar Matiola, em apresentando os avanços dos últimos anos na alimentação escolar
Foto: divulgação

Como referência nacional na inserção da agricultura familiar na alimentação escolar, a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina foi convidada a participar do Congresso Internacional de Políticas Públicas promovido pela Univali de Itajaí entre os dias 21 e 23 de junho. A frente da Diretoria de Articulação com os Municípios, Osmar Matiola, apresentou as experiências exitosas da atual gestão e os avanços dos últimos quatro anos. 

De acordo com o diretor, o que contribuiu com o avanço do Governo do Estado de Santa Catarina na compra dos gêneros alimentícios da agricultura familiar foi o comprometimento dos setores envolvidos como os agricultores familiares, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Secretaria de Estado da Agricultura e a Epagri. “Essa prática reforça a necessidade de articulação do Governo e da sociedade para que tenhamos êxito nas metas. Conseguimos grandes avanços nos últimos anos, ampliando a oferta de alimentos frescos para nossos alunos e movimentando a economia dos pequenos agricultores”, destaca. 

Em 2017, a compra dos produtos chegou a 40%, sendo a exigência da Lei Federal de no mínimo 30%. Este ano serão cerca de 4 mil agricultores familiares beneficiados com a compra dos produtos para as escolas estaduais, com um investimento previsto de R$ 16 milhões.

Com o objetivo de promover a troca de experiências e a comunicação entre pesquisadores, professores e atores sociais, o evento aproxima os representantes de diversos segmentos do Estado para refletir sobre os desafios e as perspectivas das políticas públicas na América Latina.


Tags: Santa Catarina SC Alimentação Escolar